4 ideias criativas de sustentabilidade para condomínios


A preservação de recursos é um dos temas mais recorrentes no cotidiano moderno. Há cada vez mais pessoas no mundo, e bens como água e energia estão se tornando preciosos e caros.

Por isso, existem tantos locais adotando meios de melhorar a sustentabilidade para condomínios. Afinal, este é um local que consome bastante energia e onde há potencial para reduzir muito os custos. Com algumas atitudes simples e até bem divertidas é possível reduzir consideravelmente os gastos dentro de um condomínio. Especialmente se todos colaborarem.

Seja em um conjunto de casas ou apartamentos, veja alguns meios simples de tornar seu ambiente e sua vizinhança mais sustentáveis.

1- Verifique a taxa de consumo dos aparelhos elétricos

Um ponto chave da sustentabilidade para condomínios é a economia de energia. Gerar eletricidade é um processo bem mais caro do que muitas pessoas imaginam. E como há uma demanda cada vez maior por energia elétrica, o preço desse recurso também está aumentando.

Para evitar contas mais caras e possíveis quedas de força, é importante que todos os moradores e o gestor responsável pelas áreas comunais do condomínio verifiquem o quanto seus aparelhos elétricos consomem e, se necessário, substituí-los por modelos mais econômicos.

Isso vale para tudo, desde lâmpadas até a bateria do carro. Cada pouco a menos consumido já possui um grande reflexo na conta de luz ao final do mês.

2- Promova a coleta seletiva e a reciclagem

A sustentabilidade para condomínios começa quando há menos desperdício, mas progride quando há reutilização de recursos já gastos. É o caso de papéis, plástico, latinhas, entre muitas outras coisas que ainda podem ter algum valor.

Com um esquema de coleta seletiva, fica mais fácil separar a porção que pode ser reutilizada e promover alguma forma de reciclagem. Por exemplo, o uso do papel reciclado no escritório do condomínio, transformar latas em artesanato e lixo orgânico que pode ser transformado em adubo.

3- Inicie uma horta comunitária

Simples, divertida e ecológica. Nada é melhor na sustentabilidade para condomínios do que começar uma horta para todos os moradores. O custo de instalação é relativamente baixo, dependendo apenas do solo adequado, sementes, um pouco de água e a boa vontade dos condôminos.

Essa simples atitude já reduz bastante o custo das compras ao longo do mês, além de fornecer uma atividade que pode ser executada em família e com os amigos.

4- Tenha mais áreas ao ar livre para que todos passem menos tempo em casa

Uma das formas mais simples de promover a sustentabilidade para condomínios é, de várias formas, não ficar em casa. Quanto mais tempo cada pessoa fica diante da televisão, no computador ou apenas com as luzes acesas dentro de casa, mais ela consome em energia. Porém, isso pode ser minimizado se houver um espaço que receba todos os moradores regularmente.

Praças e salões onde seja possível promover pequenas festas e brincadeiras para todas as famílias são muito úteis nesse momento. A iluminação pública destes locais é constante, enquanto a das casas é desligada, junto com boa parte dos eletrônicos.

Font: http://sindicoonline.etc.br

© 2019 by Space Intelligent

  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle