4 maneiras infalíveis para lidar com vizinhos barulhentos


Relações sociais estão sempre suscetíveis a problemas, mas quando se trata de desacordos em condomínios, nada é comparado a vizinhos barulhentos.

Segundo o artigo 42 da Lei das Contravenções Penais — Decreto-Lei 3688/41, todo cidadão está sujeito a multa ou reclusão ao perturbar o sossego alheio. Claro que, de forma ideal, aplicar a lei sobre a pessoa deve ser o último recurso a ser usado, por isso o melhor é sempre conversar e evitar conflitos mais sérios.

Pensando nisso, no post de hoje trouxemos 4 ótimas dicas para lidar com vizinhos barulhentos e acabar com as desavenças. Acompanhe!

1. Procure resolver os problemas apenas com uma boa conversa

A primeira medida a se tomar, em qualquer ocasião de desconforto, é tentar conversar pacificamente com a pessoa para resolver o problema sem maiores desavenças.

Comente como o som o alto, o cachorro latindo ou as conversas estão incomodando e procure ouvir também a outra parte. Muitas vezes, esses vizinhos barulhentos sequer notam que estão causando desconforto.

Também é importante conversar pacificamente e não agir com tom agressivo, pois isso pode acabar piorando ainda mais a situação.

2. Documente os problemas de ruídos com os vizinhos barulhentos

Se a primeira alternativa não tiver funcionado, passe a anotar todas as ocasiões em que você estiver sofrendo com o barulho de seus vizinhos.

Você pode gravar os ruídos como forma de ir juntando material para poder se basear com maior autoridade, caso o problema não seja resolvido.

Se outros vizinhos também estiverem tendo problemas com a mesma pessoa, peça que outros também façam o mesmo, assim a reclamação terá ainda mais peso.

3. Faça um segundo pedido, agora por escrito

Se os ruídos ainda continuarem, o próximo passo pode ser escrever uma carta para o vizinho e descrever os incômodos que você tem sentido pela persistência do problema. Em sua carta, você não precisa ser muito exigente ou formal, mas é importante que ela trate de um plano para resolver a questão.

Se você costuma dormir cedo para poder trabalhar ou se tem criança pequena que acorda com o barulho, sugira formas que possam melhorar a situação.

Você também pode pedir que outros condôminos e o próprio síndico assinem a carta para dar mais peso à solicitação.

4. Exija que o síndico execute as regras de Convenção do Condomínio

Grande parte dos condomínios possuem regras bem definidas quanto a horários, dias e formas de barulhos que pode haver nos apartamentos. Da mesma forma, a Convenção do Condomínio também costuma estabelecer punições para essas pessoas que causam incômodo a outros moradores.

Depois te todas as alternativas anteriores não terem dado certo, você já estará bem embasado para poder fazer com o que o síndico execute as penalidades impostas para esse caso. Ainda que você seja apenas o inquilino em um apartamento alugado, você tem os mesmos direitos de fazer essas cobranças.


Fonte: http://sindicoonline.etc.br/4-maneiras-infaliveis-para-lidar-com-vizinhos-barulhentos/

© 2019 by Space Intelligent

  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle