AÇÕES EXEMPLARES E ÚTEIS PARA CONDOMÍNIOS


Coleta Seletiva

A coleta seletiva deve ser a principal preocupação nessa quesito. É básico e essencial embalar corretamente o lixo doméstico, para evitar que vaze ou rasgue, criando inúmeros problemas para o prédio. Outra medida fundamental é separar os recicláveis do lixo comum. É possível saber o horário e a data tanto da coleta regular quanto da seletiva no site do responsável pela coleta na sua cidade. Mas, é importante ressalvar que cada condomínio tem suas próprias regras e horários, para conseguir reunir e gerenciar todo o material e disponibilizar para a coleta.

Reciclagem

Todos os itens passíveis de reciclagem devem ser colocados em um único saco para a coleta. Agora, o condomínio também pode optar em separar alguns desses materiais e revender ou doar para cooperativas. O dinheiro proveniente da venda de latinhas de alumínio ou pacotes de papel limpo, por exemplo, pode ser usado para reduzir custos de manutenção no condomínio ou até mesmo para a prática de responsabilidade social, com doação a entidades ou cooperativas. É importante ressaltar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que os condomínios, assim como todos os imóveis residenciais, participem da coleta seletiva.

Caixa de doações

Outra atitude bem interessante que condomínios podem adotar é a implantação de caixas de doação nas áreas comuns do prédio. Durante a campanha do agasalho, por exemplo, é possível solicitar uma caixa e se tornar um ponto de arrecadação de doações. Assim, moradores do prédio podem entregar roupas e cobertores em bom estado para que sejam destinadas a entidades assistenciais, por meio do Fundo, sem trabalho para o condomínio. Também o Exército da Salvação tem campanha semelhante. É possível solicitar uma caixa em que os moradores poderão doar brinquedos, CDs, DVDs, livros, bijuterias e outras doações em bom estado de conservação e de pequeno porte, para revenda nos bazares da entidade. Esse tipo de campanha é importante para conscientizar os moradores para a questão do consumo e do descarte de itens indesejados. Outra ação similar é verificar nas garagens do condomínio se há bicicletas abandonadas. É possível encaminhar cartas aos condôminos, pedindo que confirmem se têm ou não interesse em manter aquelas bikes esquecidas e sem uso, que ocupam no estacionamento do edifício. Existem ONGs que recolhem as bicicletas e desenvolve com elas projetos educativos.

Óleo usado

O descarte do óleo usado em frituras pela torneira da pia ou vasos sanitários pode provocar entupimentos no sistema de esgoto do condomínio ou mesmo na tubulação das vias públicas. Isso gera um alto custo não só em serviços públicos mas também ambientais, com a poluição das águas. O descarte no lixo comum pode vazar e também não é aconselhado. Mas, em condomínios, a solução pode ser bem simples. Algumas ONGs, fornecem tonéis e funis que são colocados em condomínios. Elas podem coletar cerca de 250 toneladas por mês de resíduos em mais de 2 mil estabelecimentos parceiros, incluindo dezenas de condomínios. A entidade coloca uma “bombona” de 50 litros no condomínio e cobra uma taxa única de R$ 70,00 para disponibilizar a entrega desse equipamento, além de cartazes e orientações para o condomínio. Depois, a retirada acontece sempre que o tonel estiver cheio, gratuitamente. Existem várias ONGs e empresas que prestam esse tipo de serviço e uma consulta à internet possibilita encontrá-las facilmente.

Lixo eletrônico

É importante, ainda, conscientizar os moradores para que não joguem no lixo comum itens contaminantes como remédios vencidos ou lâmpadas de mercúrio queimadas. Certas farmácias, recolhem medicamentos e revendedores de lâmpadas, recebem esse material e cabe a cada consumidor levá-lo aos pontos de venda. Quanto ao lixo eletrônico, existem atualmente ações juntamente com a Prefeitura. O material pode ser levado a vários pontos de atendimento.


Fonte: http://lmxsindico.com.br/blog/2018/11/09/acoes-exemplares-e-uteis-para-condominios/

© 2019 by Space Intelligent

  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle