TRÊS DICAS INFALÍVEIS PARA A CONTRATAÇÃO DE UM PORTEIRO


1- Defina o perfil do candidato

O primeiro passo para se contratar um porteiro é definir o perfil do profissional que os moradores desejam ter em seu prédio ou condomínio. Uma boa ideia é realizar uma reunião em assembleia com os residentes, a fim de saber quais são as exigências e necessidades de cada um, perguntando o que os condôminos esperam de um profissional que irá trabalhar na portaria, quais características que ele não poderá ter, entre outras questões.

Traçando um bom perfil, ficará mais fácil avaliar os requisitos mais importantes para quem for ocupar a vaga, e assim a harmonia do prédio será mantida entre os moradores.

Seguem abaixo algumas características desejáveis para um bom profissional de portaria:

1. Boa apresentação pessoal.

2. Cordialidade e simpatia

3. Responsabilidade e disciplina

4. Ética e Honestidade

5. Sigilo e Discrição

6. Boa comunicação verbal e escrita.

7. Conhecimentos de informática

8. Atenção e proatividade

9. Boa memória visual

2 – Divulgue corretamente as vagas

O processo de divulgação da vaga é bastante importante. Quanto mais candidatos qualificados recrutados maiores as opções e maiores as chances de se conseguir alguém qualificado.

Para isso é importante divulgar as vagas nos canais adequados. Existem sites especializados para isso, bem como jornais de grande circulação focados na divulgação de vagas para esse perfil de mão-de-obra. Divulgar as vagas nos CATs (Centro de Apoio ao Trabalhador) próximos ao local de prestação dos serviços é uma opção bastante válida, tendo em vista que muita gente busca emprego nesse local. Também não deixe de divulgar a vaga para conhecidos. Uma indicação de confiança é sempre muito válida, mas que não deve impedir que todas as checagens sejam cumpridas.

No momento de fazer o anúncio a vaga, seja bastante claro quanto aos salários, benefícios, horários e escalas de trabalho. Especifique também o local de trabalho. Quanto maiores os diferenciais em relação à média salarial e de benefícios, maiores as probabilidades de atrair porteiros mais qualificados. Se não puder oferecer um piso salarial maior, pense em benefícios diferenciados, tais como plano de saúde ou cesta básica, por exemplo, que não sobrecarregam tanto os custos por não existirem incidência de encargos trabalhistas. Isso poderá fazer toda a diferença para o processo de recrutamento.

3- Analise a experiência e antecedentes do candidato

Depois de definir o perfil do porteiro que se pretende contratar e divulgar adequadamente as vagas, é importante analisar qual é a experiência e antecedentes dos candidatos. Para isso, será preciso fazer uma análise prévia do currículo, para verificar se o profissional já trabalhou como porteiro antes, como foi seu desempenho e quanto tempo permaneceu. Solicite a carteira de trabalho do porteiro e verifique a estabilidade de trabalho nos diversos empregos anteriores e também os locais e cargos que trabalhou. Questione sobre os motivos de saída dos últimos empregos. Alta rotatividade de emprego pode ser um indicativo negativo para contratação do porteiro.

E para melhor análise, há sempre a opção de entrar em contato com o antigo chefe do interessado e questionar a razão do desligamento do antigo emprego, não se esquecendo de perguntar também sobre os defeitos e qualidades do candidato.

Além de ficar por dentro da experiência profissional, também é importante verificar os antecedentes criminais, já que o cargo requer muita segurança e confiança. Todo cuidado é pouco, afinal o porteiro será o responsável direto pela entrada e saída de pessoas no prédio onde você mora. Se possível realize a investigação social do candidato. Existem empresas especializadas nesse tipo de serviço, realizando visitas e entrevistas nas vizinhanças da residência do porteiro, analisando o perfil de conduta do porteiro.

Fonte: http://www.aster.com.br/blog

© 2019 by Space Intelligent

  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle